A corrida de montanha conquistou o casal Renata Guimarães e Farlei Soares. Sempre em busca de novos desafios, os atletas participam dos treinos e competições com entusiasmo e muito bom humor. Para ela, a paixão começou primeiro que, logo em seguida, levou ele também. “Não tem a menor possibilidade de subir uma montanha e descer do mesmo jeito“, reflete Renata. O casal, que começou a treinar corrida pois estava em busca de praticar uma atividade física, hoje já contabiliza provas realizadas de até 45km com temperaturas negativas e altimetrias expressivas.
Farlei comenta sobre a visão que muitos têm da corrida. “Quando alguém vê a gente correr mais de 40km não imagina que a gente começou errado, sem treinamento e que depois foi alcançando novos conhecimentos”. Hoje eles têm um calendário de provas planejado com distâncias e altimetrias cada vez mais desafiadoras, lado a lado com a preparação necessária e consistente para realizar as metas com sucesso.
RENATA: início em busca de saúde
“Comecei a treinar na SaudePerformance em janeiro de 2017. Meses depois entrou o Farlei. Antes disso, ele sempre fez atividades físicas. Ele pedalava e eu era mais sedentária. Fiquei acima do meu peso durante um bom tempo e ele sempre me incentivando. E eu nada!”
“Tive problemas de saúde e, para me manter saudável, comecei a fazer dieta e ele me incentivou a pedalar. Comecei a emagrecer e ficou muito difícil pedalar sozinha, eu não queria ir sozinha, é perigoso. Pensei que eu precisava achar algo que eu pudesse fazer e encaixar na minha realidade.”
“Eu não queria correr por correr: eu precisava de um desafio! Botei o desafio de fazer 21km. Depois da meia maratona fiz várias provas de corrida de montanha. Me apaixonei pela trilhas! O Farlei participou de algumas provas comigo e começou a gostar também”.
FARLEI: companhia que incentiva
“Sempre quis que a Renata me acompanhasse na bicicleta. E, de repente, como ela descobriu que gostava de correr, eu vi que seria legal participarmos juntos. A Renata tem muita determinação e isso me incentivava a continuar. Aí eu gostei e vi que tinha um pouco de aptidão também. Além disso, a prática da corrida me estimulou a ter um ritmo de treinamento, uma disciplina e eu não conhecia isso. Eu gosto dessa rotina de treinos, é algo que me deixa confortável”.
TREINAR EM EQUIPE: SAUDEPERFORMANCE
Farlei se sente acolhido pela equipe e isso o incentiva. “Gosto da forma como os treinadores da SaudePerformance tratam tudo e essa interação que acontece com uma turma muito bacana. Treinar com um grupo as pessoas faz diferença, eu fico à vontade e isso acaba me estimulando. Eu fui acolhido mesmo pela equipe. Eles dão muita atenção, uma orientação personalizada”
A lembrança das orientações de cada professor acompanham Renata durante a realização das provas. “Cada professor tem uma marca, cada um me faz lembrar de algo durante as provas. Isso pra mim é muito claro nas provas mais longas! É isso que realmente faz a diferença: a atenção, o olhar diferenciado e a orientação mesmo, que é diária, é constante, a ponto de que quando a gente se vê no auge da dificuldade você se lembra deles. No final estou cansada, penso no Edson me dizendo que tenho que levantar o pé; o Marcos dizendo pra estufar o peito; e o Jhonathan é o que estimula a gente a fazer as provas difíceis, é um grande incentivador”.
PROVAS QUE MARCARAM
>> RENATA
* Meia Maratona do Rio – 21km – 2017 | Estreia na distância.
* La Mision – 35km – 2019
* Patagônia Run – 45km – 2019
“A Patagônia Run foi a primeira grande prova, tivemos quase 9 meses de preparação, em outro país, tivemos que organizar outro tipo de alimentação, encarar a viagem e muito frio. Nessa prova a gente viu como estávamos bem preparados, o que fez toda a diferença. A tendência é achar que a gente tem que percorrer essa distância (de 45km) durante os treinos, mas a nossa orientação foi correta: não chegamos perto dos 40km! No dia seguinte à prova a gente estava inteiro, não mancamos e até passeamos”.
>> FARLEI
“Gostei de todas que fiz, cada uma com sua emoção. Sem dúvidas os 45km da Patagônia foram os mais emocionantes, por ser um clima diferente, em outro país. Foi o primeiro grande desafio, em que os treinos fizeram toda diferença”.
Os próximos desafios do casal para 2021 são: La Mision, com as distâncias de 50km e 35km e o El Cruce, prova com 100k a serem realizados em três dias.
AFINAL, POR QUE CORRER NAS MONTANHAS?
Para Renata, realmente nem todo mundo vai entender os motivos e muitos podem considerar uma loucura. “Depois que você faz, faz todo sentido. Todo mundo pelo menos uma vez na vida podia fazer uma loucura dessa. Só vai! A gente ouve que é uma loucura, quando voltei da Patagônia, e agora? Qual é o limite? Não tem a menor possibilidade de subir uma montanha e descer do mesmo jeito. Como atleta, como corredor e como pessoa mesmo. Esse é o grande barato, o que te faz querer ir de novo. Você vê uma transformação, você percebe que você aguenta o sofrimento. Porque é um sofrimento”. (risos)
Para Renata o grande diferencial da SaudePerformance é a oportunidade de correr em grupo, de se motivar por isso. “Com essa pausa da pandemia, fiquei um tempo com treinos mais leves e estou com dificuldades de chegar ao meu ritmo anterior. O estimulo é diário, de todos do grupo, que incentivam, nos inspiram e motivam.”
Farlei manda um recado para quem ainda não sabe como começar a correr.
“Você não sabe o que você está perdendo. Comece a treinar, que tudo vai acontecer no seu tempo. Não comece com coisas extremas. Você começa passo a passo, é um crescimento. Com o decorrer dos treinos, tudo vai ficando mais fácil, é uma construção. Quando alguém vê a gente correr 40km não imaginam que a gente começou errado, sem treinamento, e que depois foi alcançando novos conhecimentos. Para sair da rotina de obesidade ou preguiça, é uma questão de dar o primeiro passo. É só ligar o botãozinho que vai! (risos)”.
Sobre o casal, o Treinador Marcos Hallack cita o texto de Marcel Proust:
“Se um tanto de sonho é perigoso, não é menos sonho que há de curá-lo, e sim mais sonho, todo o sonho. É preciso conhecer inteiramente nossos sonhos para não sofrer mais com eles.”
Que os sonhos continuem inspirando vocês a realizar sempre mais. Parabéns ao casal pela dedicação, foco e persistência! E obrigado pela ENERGIA BOA que inspira a todos da equipe. 😀