29 de junho de 2022

Como posso me sentir mais MOTIVADO a treinar?

Motivação. Motivo da ação! Onde nasce? Como vive? O que come? Vamos conversar sobre essa palavra tão utilizada no universo do esporte mas talvez pouco compreendida.

Você se motiva pela conquista que deseja alcançar? Na foto nossa aluna Riselle Oliveira na conquista do IronMan este ano.

Muitas pessoas acordam motivadas! Mas acredito que a maioria NÃO. Vamos listar aqui algumas ferramentas que podem ser úteis para você realizar o que precisa ser feito.

1) ROTINA
Ter uma rotina definida de treinos é um parâmetro importante para guiar a sua realização. Uma grande parte da falta de motivação vem de pensar que você terá trabalho para pensar no que fazer antes de fazer. Se isso já estiver pré estabelecido, em um PLANEJAMENTO, temos o primeiro passo já feito! “Já que uma parte do trabalho foi feita, só preciso fazer o que falta”. Aqui na SaudePerformance nossos alunos contam com o planejamento de treinos realizado pelo treinador e disponibilizado no app Training Peaks. Desta forma, a facilidade de acesso ao que precisa ser feito, com detalhamentos, vídeos explicativos e expressões que transmitem a energia daquele tipo de treino, promovem a motivação.

A motivação pode ser contagiosa e levar a família toda para o “bom caminho”. Na foto nossos alunos Alessandra e Juarez com o filho Alexandre.

2) CONSTÂNCIA
Com a rotina definida, resta manter a continuidade do processo. Confiar é preciso! Compensar o treino não realizado, se possível ainda no mesmo dia, é manter o compromisso com si mesmo. Entender o treinamento não como algo isolado mas sim como parte de um conjunto de treinos é a melhor forma de adquirir o HÁBITO DE TREINAR. Com o passar do tempo pode até acontecer de você sentir FALTA DE TREINAR. É a lei da inércia! Um corpo em movimento tende a se manter em movimento. Mas cuidado! A inércia também diz que um corpo parado tende a se manter parado. QUEBRAR A INÉRCIA: eis o grande mistério, o grande desafio.

Jolival, nosso aluno, compartilhou tudo sobre a sua história! Clique aqui para ler como ele perdeu mais de 50 kg.

3) DISCIPLINA
Para criar uma cola potente entre a rotina e a constância, está a disciplina. É ela que te move para além da vontade. O compromisso de simplesmente ter que ir lá e fazer. Pronto! Se não existe vontade naquele momento para realizar o treino, insista. Pense que ninguém nunca se arrependeu de ter treinado.

Falamos aqui de formas de automotivação. Mas o incentivo da família e dos amigos faz sempre aquela diferença a mais!

Viu só? E você achando que tinha que nascer motivado, acordar super disposto para treinar cantando uma bela canção. Somos todos humanos, com dias mais animados e outros em que queremos apenas dormir mais um pouco. Vamos juntos nessa missão? Conte com nossa equipe!