10 de junho de 2022

Treinar sozinho X Treinar acompanhado

Correr acompanhado permite explorar novos e belos locais!

A vida é feita de momentos! E existem momentos da vida em que treinamos mais sozinhos e em outros sentimos falta do incentivo e da companhia de um amigo ou mesmo da galera. O mais importante é TREINAR, né? 😉

Seja qual for sua escolha, o importante é entender que cada um possui seus prós e contras. Ficou na dúvida sobre qual estilo é o seu? Vamos refletir sobre alguns pontos.

Quando você puder X Na hora que a galera vai

O tic tac do relógio vai batendo e você vai equilibrando as tarefas para encaixar o treino na rotina. Dependendo de como está o ritmo do seu dia a dia, calçar os tênis e sair correndo quando você puder pode ser a alternativa mais acertada ou até mesmo a única alternativa possível. Nesta hora o treino solitário vem mesmo a calhar.

Você e a corrida: pode e deve ser ótimo também.

Por outro lado, se você tem um horário fixo e determinado para treinar, fica mais difícil de descumprir quando esse compromisso envolve mais pessoas além de você. Junto com a disciplina, o estímulo para a prática da atividade se torna um hábito.

O local que você quer X O local que você pode

Existem locais em que a companhia é mais que bem vinda, mas também necessária. Para se aventurar em trilhas, montanhas e demais locais remotos é recomendável que você não esteja sozinho. Muito mais que a companhia, estar junto com mais pessoas traz segurança ao treino. O visual e a natureza são a recompensa! Conhecer e explorar novos locais em grupo tem um gostinho diferente e tornam a aventura mais rica, uma vez que você também vai poder compartilhar sua visão com os outros.
Já se o dia pede um treino solitário, prefira percursos já conhecidos e bem sinalizados. Lembre-se de usar roupas chamativas ou luminescentes à noite e tenha atenção redobrada. O uso de equipamentos de som também deve ser usado com cautela.

Sua energia X Energia compartilhada

Trocar de roupa e sair de casa para treinar pode ser algo simples para algumas pessoas realizarem sozinhas e com continuidade, sem necessidade de motivação externa. Mas sabemos que essa não é a realidade da maioria das pessoas. O mais comum é que, com o tempo, esse estímulo se perca, principalmente quando o desafio é longo ou a série do dia exige muitas repetições.

Amigo que treina junto, apóia também!

Nesses casos a motivação pode vir do fato de saber que existe um amigo ou uma galera esperando você. Tem sempre uma energia a mais que renasce quando você olha para o lado e vê que o amigo também está cansado na volta 6 e ainda faltam 4 para completar! É só falar ‘bora’ que o outro também ‘bora’ e… ‘boremos’ juntos!

E aí, já sabe se o seu próximo treino vai ser sozinho ou junto com a galera?

Compartilhe seu treino com a gente! Marque @saudeperformance no seu instagram.
Bons treinos!