3 de fevereiro de 2021

Mais disposição, mais saúde e quase 40kg a menos

Há cinco anos na SaudePerformance, o casal Carolina e Daniel comemora o resultado positivo das mudanças de hábitos. A preguiça deu lugar à disposição. A vontade de alcançar novos desafios através do ciclismo e da corrida se tornou uma forma de conquistar qualidade de vida e bem estar.

Carol e Daniel em 2016, no começo dos treinos na equipe, e em 2021, durante um fim de semana de corridas de trilha.

Quem acompanhou de perto a evolução dos dois percebeu claramente a transformação positiva. Se antes eles se esforçavam para participar de alguns treinos do final de semana, agora demonstram força, alto astral e constância na prática.


O treinador Marcos Hallack elogia. “O casal é bastante focado e sabe bem o que quer. Eles tem uma energia em que um joga o outro pra cima e isso é muito importante para que a atividade seja saudável”.


O casal se conheceu no esporte. O vôlei fez parte da adolescência de Carolina Mattos e Daniel Mattos. De lá pra cá, passaram um tempo sem praticar atividades físicas. Até que a saúde e a vontade de ter mais disposição fizeram com que encontrassem uma nova modalidade.

“Sempre joguei vôlei na juventude, durante muitos anos, no Clube Bom Pastor. Treinei até meus 19 anos. A Carol jogava vôlei também e nos conhecemos por lá”

“Depois veio o vestibular e abandonei o vôlei. Fiquei anos sem fazer nada de atividade física e engordei muito. Nem sei quanto cheguei a pesar ao certo, mas sei que eu estava com 107kg quando entrei na SaudePerformance, em 2016. Acredito que eu estive até mais pesado antes disso”, conta Daniel.

Quando Carolina começou a treinar no Studio SaudePerformance os treinos não tinham continuidade. “Como eu trabalhava fora de Juiz de Fora, viajava muito e o Studio sendo perto de casa ajudava na rotina. Mas ainda assim tive dificuldade em manter uma constância na atividade. Comecei e parei algumas vezes até que consegui fixar e organizar minha agenda e frequentar com assiduidade”.

Para Daniel a qualidade de vida e a disposição são essenciais para a rotina do dia a dia. “Quando comecei a sentir que estava ‘tudo doendo’, com filha pequena… fica aquela vontade de acompanhar a energia da criança e aproveitar com ela também. A gente começou bem aos poucos com o funcional, bem devagar, respeitando nosso ritmo”

COMEÇANDO A CORRER

O casal na largada da Meia Maratona do Rio em 2018


O incentivo do treinador Marcos Hallack foi o estopim para estimular a prática de uma nova modalidade para o casal. “Começamos indo aos treinos de final de semana e praticávamos na esteira do Studio também. Mas confesso que com o meu peso estava difícil de acompanhar o ritmo. O primeiro grande desafio foi a Meia Maratona do Rio de 2018. Tivemos um ano para nos preparar e, como não éramos acostumados com treinos de corrida frequentes, sentimos sua rotina mudar. Nessa prova eu já tinha perdido cerca de 10kg, mas ainda estava acima do peso“.

CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Carol conta que conseguiram conquistar uma regularidade no exercício físico e que, junto com isso veio a vontade de fazer mais, conquistar mais. “Queríamos bem estar e vimos que precisávamos melhorar nossos hábitos alimentares também“. Em abril de 2019 o casal procurou a Nutricionista Renata Mosqueira. Para Carol este foi um ponto de mudança. “Ela não nos passou nada restritivo. Passamos a incorporar novos e bons hábitos e com pequenos ajustes conseguimos transformar nossa vida”.

O casal com a filha Isabel, de 12 anos. “Fazemos algumas trilhas juntos e ela também curte”.

Após um ano de reeducação alimentar Daniel chegou ao peso de 76kg. “Perdi 30kg com essa conjugação de atividade física e mudança na alimentação. Eu comia até goiabada. Não é dieta, mas sim uma mudança que é capaz de ser mantida a longo prazo. E manter o prazer na comida”. Nessa época, Daniel conta que intensificou a rotina de exercícios, fazia até oito vezes por semana, alternando entre funcional, ciclismo e corrida.

Daniel no percurso de ciclismo de Juiz de Fora até Ibitipoca

Carolina conta que ao longo desses cinco anos na SaudePerformance perdeu 7 ou 8kg, mas que isso não veio de uma vontade de emagrecer. “A vontade sempre foi de ter uma vida mais saudável e melhor, incorporar hábitos que garantam longevidade, buscar um equilíbrio sem sofrimento e sem restrições. E isso nós conseguimos porque sumiu a preguiça! (risos) Hoje em dia a gente acorda e não pensa. A prática do exercício fica automática e a preguiça não tem vez”.

Com tantos resultados positivos, um novo desafio se colocou à frente. “Eu estava há três semanas de fazer o desafio do caminho da fé, eu estava animado, pedalando quatro vezes por semana. Mas aí sofri um acidente: caí de bicicleta quando estava chegando em casa de um treino. Quebrei o punho e tive que fazer cirurgia. Fiquei 3 meses parado. Ainda não voltei a pedalar porque estou inseguro, então retornei recentemente para os treinos de corrida”.

O casal tem como próximo desafio o El Cruce, que acontece no final do ano. A prova consiste em correr 100km de montanhas e terrenos acidentados divididos ao longo de 3 dias.

ESFORÇO QUE VALE A PENA

Carol reconhece que o caminho é difícil e avalia os resultados. “Realmente a mudança de hábitos não é fácil. A preguiça domina a gente. Tem que insistir porque depois que você entra, não quer sair. O bem estar compensa todo o sacrifício para esses bons hábitos entrarem na sua vida. Aquela ‘voz’ falando para você desistir sempre está lá, mas a vontade de fazer dar certo tem que falar mais alto”.

Daniel conta que para ele faz toda a diferença treinar com a SaudePerformance. “Com os treinos de corrida coletivos estamos o tempo todo acompanhados e orientados pelo Marcos e Edson (Professores). É muito mais agradável e estimulante correr juntamente com os amigos! E em relação às planilhas, realmente acho que a evolução é muito mais rápida do que sair correndo e pedalando sem nenhum objetivo. Além disso, pelo fato da corrida e ciclismo serem esportes individuais e de longa duração, muitas vezes a monotonia toma conta do treino, o que pode gerar desânimo. Quando se tem uma planilha, com um objetivo diário a ser cumprido, a preguiça dá lugar ao estímulo de completar o que foi proposto”.

Que a DEDICAÇÃO continue presente rumo a cada vez mais conquistas, superando os obstáculos e percalços.  Parabéns ao casal por persistirem na busca pelo bem estar! E obrigado pela CONFIANÇA e carinho com nosso trabalho. 😀