8 de abril de 2021

E aí, vai PEDALAR?


O treinador e triatleta Marcos Hallack tem 5 dicas pra você aproveitar o melhor do seu treino de ciclismo.

Marcos Hallack em competição em cima de uma bicicleta modelo speed.
Nesse tipo de bike os pneus finos são ideais para conquistar velocidade.

Pode ser de forma recreativa, passeando ou se você já pegou gosto pela velocidade e quer esmagar mais o pé no pedal. Separei 05 dicas que vão fazer você aproveitar melhor, evitar lesões e curtir muito esse esporte incrível.

Bom, pra começar, eu sou apaixonado por bikes! Comecei com a boa e velha Caloi 10 com passador sem index… Hahahah… Sempre andei no asfalto com speed e também contra relógio e nas trilhas com a mountain bike.
Vamos lá então pra primeira dica:

DICA 1 – ONDE VAMOS?
Com a definição do local – asfalto, trilha, muitas subidas ou descidas – você consegue perceber o que é melhor para o seu momento. Se você ainda está no início, opte por percursos com menor variação de altimetria e sem desafio técnico. À medida em que naturalmente o desenvolvimento for acontecendo, aumente suas distâncias e a dificuldade do trajeto. Mas tenha calma! Faça do rolé um momento de prazer. Você não precisa sofrer sempre para avançar.

DICA 2- PREPARAR!
Antes de sair pro rolé de bike confira todos os itens: capacete, óculos, luva, camisa de ciclismo, bermuda ou bretelle de ciclismo. Se você nunca usou um bretelle, não tenha medo. Ele é a melhor opção e você nunca mais vai pagar cofrinho na vida!

É sempre importante garantir que a bike esteja lubrificada e com a calibragem adequada. Ela varia de acordo com o seu equipamento e com o tipo de terreno que você vai enfrentar. Para isso, nada melhor que ter uma bomba de pé! Ela garante uma calibragem fácil e precisa sempre antes de pedalar.

Não menos importante é estar preparado para eventuais imbróglios mecânicos. Câmara de ar e bomba são itens obrigatórios, além de um jogo de chave allen com saca corrente e kit de remendo. Ah! Bom lembrar de levar nosso sempre presente celular e um “cascalho” no bolso para alguma necessidade. Meros R$10 podem salvar você de um imprevisto no passeio!

DICA 3 – DEIXA FLUIR!
Se alguma das dicas 1 ou 2 sair fora do previsto, aproveite. O importante é aproveitar a oportunidade pra evoluir, sempre!
Furou um pneu? Caiu? Não aguentou e desceu da bike? Tudo é experiência e conta demais pro seu crescimento como ciclista e como pessoa também.
Atenção! O chão é duro e faz “aiaiaiai”. Já sofri quedas sérias e penso que devemos estar presentes mentalmente o tempo todo. Não tem graça cair e isso não deve acontecer com frequencia.

DICA 4 – SEGURANÇA!
Evite rodovias movimentadas, procure usar roupas coloridas e bastante chamativas.
Evite usar música, a audição é sua aliada na segurança!
Guarde o bate papo para o pós-treino, procure estar presente no que você está fazendo.

DICA 5 – UNIDOS!
Fique ligado nas demais pessoas que estão no rolé. A dor e o sofrimento adoram uma boa companhia e a presença de outros seres humanos com diferentes níveis de experiência pode ajudar. Se o nível de experiência for muito diferente, alguém tem que estar disposto a ceder. Ou o mais forte tira o pé, ou o mais fraco vai para cima #vidaloKalifestyle ou aborta o rolé e vai solo #bundinhanaparede. Apoio faz a diferença!

Olha eu aí em cima da Mountainbike! Esse é o modelo de bicicleta que tem pneus grossos preparados para terrenos irregulares. Junte a isso uma camisa cheia de barro e adrenalina à mil. 🙂

Cada vez que você sair de casa com sua bike vai estar aberto a viver uma experiência nova. E isso é incrível!

A gente curte muito pedalar, conhecer novos lugares e explorar as redondezas. Temos uma equipe de professores que sempre acompanha e orienta os alunos.

Ao longo de nossos mais de 10 anos de existência acompanhamos centenas de pessoas desde o comecinho no esporte. Muitos deles se tornaram triatletas, completaram provas pelo mundo todo…

E sabemos que o mais bacana de tudo é o quanto o esporte é capaz de nos transformar em pessoas melhores!

Se quiser saber mais sobre modalidades de endurance, bora conversar! 🙂
Um abraço e até a próxima.

Marcos Hallack