O olhar sereno e a fala tranquila de Marcelo Miranda se enchem de energia ao contar sobre as provas de corrida pelas montanhas do Brasil. O atleta amador, apaixonado pela natureza e pelas belas paisagens, completa 59 anos em dezembro. Destes, oito anos participando dos diversos treinos de corrida e recebendo a orientação da equipe SaudePerformance.
O Treinador Marcos Hallack, que o acompanha desde o começo, comenta sobre a consistência da prática. “O Marcelo é alguém que sabe bem o que quer do esporte, consegue desfrutar do dia a dia e isso o torna muito consistente. O resultado natural é a capacidade de realizar todos os seus objetivos“.
Miranda fala dos principais lugares em que já teve a oportunidade de admirar a natureza e se desafiar e também conta qual prova tem o sonho de realizar. Vale ler e se inspirar!
COMO TUDO COMEÇOU
“Comecei na juventude a nadar e praticava também outros esportes. Depois parei de praticar qualquer atividade durante muito tempo. Até que, depois dos 40 anos e por recomendação médica, voltei a nadar. Mas, por viajar muito a trabalho, eu não conseguia manter muito a constância”.
“Via o pessoal correndo e comecei também, principalmente nas esteiras de hotéis, já que eu viajava muito. Tomei gosto!
Era uma atividade que não precisava de piscina: só a rua e o tênis. Mas fazia isso sem frequência fixa”.
“A partir de 2009 comecei a correr com mais afinco e a treinar mesmo por conta própria através de revistas de corrida.
Participava de várias corridas na cidade e, na Corrida da Primavera, organizada pela SaudePerformance, conheci melhor a equipe. Em 2010 eu voltei a trabalhar em Juiz de Fora de forma mais fixa, o que facilitou a correr com mais frequência. Entrei na equipe em 2012 e gostei tanto que estou até hoje!”
Motivação para continuar e conquistar
“Eu tenho confiança no Marcos (Hallack, treinador da SaudePerformance). Desde a primeira conversa! Isso se estende até hoje e pra mim é o principal, tanto como treinador e como quanto pessoa. E com o tempo a confiança foi só aumentando! E também por conta da galera que, por mais que tenha mudado ao longo desse tempo, a equipe sempre é formada por pessoas bacanas”.
“Eu gosto de correr. Eu não gosto de funcional, só faço por causa da corrida! (risos) Se eu tô correndo eu tô feliz. E por conta dos desafios que me motivam também. Eu faria diversas provas esse ano, sendo a mais importante a La Mision nos 35km. Mantive essa inscrição pro ano que vem e é a meta principal para 2021. Eu tinha várias provas programadas para esse ano e não fiz nenhuma. Mas por conta da pandemia esse ano acho melhor não fazer mesmo”
Ao longo desses oito anos existem quatro conquistas que foram mais importantes pra mim:
CONQUISTA 1)
“Minha primeira Maratona do Rio em 2016. A estreia! Consegui terminar bem, estava bem treinado, mesmo não muito confiante e o resultado foi muito bom, dentro do projetado”.
CONQUISTA 2)
“Os 42km na XC Buzios em 2017. A prova mais dura que já fiz. Levei 7 horas pra completar. A que mais exigiu de mim. Eu fiz maioria dos treinos sozinho, foi duro e consegui terminar”.
CONQUISTA 3)
“A Uphill Marathon em que fiz o percurso de 25km. É uma corrida muito especial, a serra é muito linda, o tempo estava muito bom com céu azul. E também pela dificuldade! Já começa subindo e sobe até o final. Perdi o tempo de conclusão (necessário para ganhar a medalha) por menos de 10 minutos. Mas fiquei muito satisfeito de chegar bem e com gás. Eu vou voltar! Eu sabia que ia ser difícil, já tinha essa consciência”.
CONQUISTA 4)
“A La Mision de 15km em 2019. Eu acabei a prova sentindo um gostinho de quero mais. Eu estava preparado e tinha treinado junto com o pessoal que estava fazendo os 35km”
“Depois que comecei a correr provas de montanha não quero saber de outra coisa”.
“Gostaria de fazer o UTMB Mont Blanc um dia. A MONTANHA em si me atrai muito. Desde mais novo eu ia pra Ibitipoca, Pico da Bandeira, sempre gostei muito. Gosto da natureza e do ritmo. Não é aquele pace* constante da corrida de asfalto, mas sim aquela subida dura, uma descida íngreme. O ritmo varia muito e isso é mais prazeroso pra mim do que ficar no mesmo ritmo”.
*pace: tempo por quilômetro percorrido. É uma das principais medidas de tempo utilizada pelos praticantes de corrida.
E o que diria pra quem ainda não conhece a corrida de montanha?
“Eu diria para começar! Persistir durante dois, três meses e não parar mais. A constância é a chave. Eu estou melhor hoje do que há 20 anos, fisicamente e mentalmente. O condicionamento físico gera uma satisfação e a gente fica mais alerta no trabalho, ajuda na performance. E como atleta é uma satisfação danada em completar uma prova dentro do planejado”.
___
Parabéns pela dedicação e constância nos treinos, Miranda! Sua história nos inspira.
Se você também se sentiu INSPIRADO para começar a correr, entre em contato com a gente e bora viver essa aventura. 🙂
Whatsapp: (32) 9-8867-1875