20 de dezembro de 2021

A conquista do El Cruce: corrida de 100km em três dias

Atletas prontos para encarar o desafio em terras ARGENTINAS

Para quem começa a correr, imaginar um treino de quatro horas de duração soa mero sofrimento. Mas foi exatamente isso que nós realizamos junto a nossos alunos, naquilo que foi o treino mais longo neste ano de 2021. A meta? Completar 100km em 3 dias em uma das provas mais bonitas e desafiadoras do mundo: o El Cruce.

Número na mão e coração acelerado!

O caminho percorrido para chegar até esse momento foi construído por diversas etapas, feitas de disciplina, conquistas, imprevistos, aventuras, abdicações e resiliência. Alguns alunos, já experientes – com diversas provas e maratona (prova de 42km) no currículo – outros embarcando nessa jornada com menos quilômetros rodados, mas TODOS com muita determinação e dedicação a realizar ao desafio a que tinham se proposto realizar.

Treino na Cachoeira Rancharia, em Ibitipoca

No final de novembro, dez alunos de nossa equipe realizaram uma das maiores prova de Trailrun do Mundo, o El Cruce. A prova contempla 100km de corrida, divididos em três dias, nas montanhas da Patagônia Argentina. Nesses três dias de prova, em dois os atletas dormem acampados. A largada foi dada na cidade de Villa La Angustura.

Foi um ano de muita preparação, muitos treinos, avaliações, feedbacks, análises de números, muitas trilhas novas, muitas trilhas já conhecidas, fortalecimento, fisioterapia, massagens, recovery, avaliações, compras de novos materiais e todo planejamento que uma prova desse tamanho necessita. E em meio a tudo isso, incertezas devido a pandemia e como seria a saída do país. Ufa! E que bom que deu tudo certo. 🙂

Mais uma cachoeira! A cada fim de semana, um treino diferente

Se liga nos números da preparação no período de 11 meses:
💥1540 km percorridos
💥220 horas de duração
💥TSS : 1319 (nível de desgaste)

Conhecemos, se não todas, mas quase todas as trilhas de Juiz de Fora e nos divertimos muito. E olha que muitos atletas que não estavam inscritos na prova, acompanharam grande parte dos treinos dessa galera. A alegria de poder se desafiar juntos é contagiante! É como diz nosso treinador, Marcos Hallack: “A dor e o sofrimento adoram companhia”. 😉

Pose no intervalo do treino em Belmiro Braga

Olha só algumas das trilhas onde treinamos:
Pepsi
Vagão Escola
Ibitipoca-Rancharia
Castelo do Açu
Arebaba
Canaletas
Cinco Porteiras
Cabeça de Formiga
Passa Um
Árvore Gigante
Cachoeira da Jamaica
Matinha
Belmiro Braga

Curtindo o visual em Ibitipoca! Esse foi o treino mais longo, com 4h de duração.

Todos os atletas cumpriram a prova COM SUCESSO, chegaram bem e EMOCIONADOS. Que este seja apenas mais um desafio conquistado! 2022 está chegando e os planos não param. Estamos juntos nessa!

Árvore gigante: mais uma paisagem que ficou em nossa memória!

Confira agora alguns depoimentos dos nossos atletas que completaram esse desafio:

“Vim, corri e venci. Não foi fácil, houve muito treino e dedicação, mas o resultado tá aí: mais 100k pra conta e uma experiência que não dá pra descrever”.
Susana Maurício

“Cruzar a linha de chegada, muitas vezes, pareceu impossível para nós, não somente pelo desafio físico em si. Foi um ano difícil pra todo mundo. Cada um viveu suas mazelas pessoais e em muitos momentos fomos o suporte um do outro. A pandemia, além da insegurança com relação à saúde, criou infinitos obstáculos. “Vai ter prova? A fronteira vai abrir para estrangeiro? E passagem, vamos
conseguir? E se o PCR der positivo? Preencheu o formulário X, Y e Z?” Mas todos esses percalços tornaram nosso ano incrível! Foram intermináveis encontros de planejamento que não renderam nada além de muita comida, bebida e risadas. Treinos e camps que aumentaram nosso repertório e que tornaram tudo mais leve! Estreitamos laços, criamos vínculos e compartilhamos memórias. Sofremos um a dor do outro, torcemos juntos, rimos até a barriga doer. Foi um ano intenso e insano, meus amigos queridos, e foi um puta prazer viver tudo isso com vocês! Foi incrível demais!”
Renata Guimarães

“Há um ano, meio perdida entre o retorno ao Brasil após um bom tempo morando fora, com uma pandemia nos enlouquecendo, eu não pensei muito e lá estava fazendo a inscrição em mais um desafio na vida! Nesse tempo? … treinei, destreinei, chorei, ri muito, me arrependi, tive certeza, enfrentei furacões na vida pessoal mas, nunca desisti de fato! Porque isso é muito pouco provável de acontecer, desistências na minha vida! Então, graças a Deus o dia chegou! Eu e uma turma louca , mas de mta parceria e força inexplicável! Uma super experiência física, mental e espiritual. Sim o desafio é gigante porque envolve “um todo”!
Família e amigos amo vocês! E a minha família @saudeperformance foi uma prova lindaaaaa💙 Porque a gente MERECE E MUITO!!!!!!”
Geany Arruda

“A minha decisão começou por impulso. O Luiz Antônio (atleta da equipe) me ligou para passar o recado para o meu irmão (que já é corredor) convidando para correr na Argentina. No final da ligação ele me convidou. Como eu gosto muito de viajar, respondi que era uma ótima ideia. No mesmo dia, a Susana (também atleta da equipe) me contagiou com sua animação e me passou todas as informações. Um ano para me preparar! Com o passar do tempo fui entendendo do que realmente se tratava aquele desafio. Em fevereiro entrei em contato com a Carol e com o Marcos da Saudeperformance para começar – de verdade- a me preparar. A mensagem do Marcos Hallack me animava: ‘ essa é uma prova linda, que exige muito, mas linda. Vai ser incrível!’. Depois disso, treinei um pouco sozinha e muitas trilhas acompanhada, junto com a equipe SaudePerformance. A prova foi muito bonita, desde o começo até o final. Uma jornada e tanto! Cada chegada, em cada dia, uma emoção. Essa prova é mais que 100km, não é só uma corrida. É um momento de autoconhecimento, uma transformação de vida.
Se eu tivesse feito tudo sozinha não sei se seria possível. O apoio em cada treino fez a diferença! Carol e Edson (professor) sempre comigo, a galera que voltava para nos reencontrar, a palavra de cada um me motivando… tudo foi essencial. O que começou lá em 3 de dezembro de 2020, como algo impossível, se tornou celebração dia 04 de dezembro de 2021!”
Nilda Clementino

Nilda comemora sua chegada

“Um desafio desse tamanho a gente não decide sozinho! A conversa sempre parte de uma pessoa do grupo e, em uma conversa sem nenhuma expectativa, de repente, quando se vê, todo o grupo está envolvido em torno de um novo desafio. Quando digo ‘o grupo’, estou falando dos corredores e toda equipe da Saúde Performance.
Os treinos são longos e necessários, mas sempre regado de diversão quando toda a equipe está reunida. É diversão garantida!
A prova é sempre uma surpresa. Por mais que seja feito uma pesquisa, um estudo prévio sobre a prova, sempre é mais duro do que havia sido planejado. Mas os treinos da Saúde Performance nos deixam sempre tranquilos que conseguiremos cumprir.
A prova é muito democrática. Pessoas de todas as idades! Isso eu achei muito legal. Confirma que um treino bem feito deixa qualquer pessoa apta a fazer uma aventura dessa .
No final é sempre gratificante com a chegada dos amigos, a festa, o clima, a energia bacana que todas as pessoas envolvidas  transmitem para cada um de nós corredores.
Obrigado a Saúde Performance por nos preparar tão bem para uma aventura que ficará marcada para sempre nas nossas vidas”
Farlei Soares

“Foi muito legal, muito legal… só consigo falar dessa experiência do jeito que a vivi – com um largo sorriso no rosto. Dia 1 – preparativos infinitos, expectativa, partiu. A cada trecho do percurso, a lembrança dos treinos realizados. Dia 2 – dor no joelho, cautela, partiu. A cada trecho do percurso, a lembrança do apoio recebido. Dia 3 – tá tão bom, já tá acabando, partiu. A cada trecho do percurso, a lembrança da boa companhia compartilhada, das gargalhadas. E ainda teve a Patagônia inteirinha à nossa disposição – lago cristalino, vulcão, cordilheira, bosque, riacho; a boa energia dos queridos desconhecidos; e a alegria infinda de ver dar certo tudo o que planejamos e tudo o que não planejamos. Se reclamei ou prometi não repetir a dose, falei só por falar. Que venha a próxima aventura!”
Carolina Mattos

“Esta não é uma prova simples, o planejamento do treinamento ficou por conta do Marcos Hallack e do Thiago Maroco (treinamento funcional). Ambos foram muito bem planejados, e eu consegui segui-los. Mas o El Cruce não só o treinar e correr! Desde a inscrição, é necessário planejar muito bem a viagem, a hospedagem, a compra dos itens obrigatórios, dos itens desejáveis e a preparação da documentação. Desde o momento da inscrição, até a chegada no terceiro dia de prova, a gente respira o El Cruce praticamente o ano inteiro.

A recompensa vem com a prova. Muito dura, com subidas e descidas extremamente íngremes, percursos muito técnicos, principalmente dentro das florestas e nas cristas das serras, mas deslumbrante e com visuais inesquecíveis! Além disso tem a vida nos acampamentos, dormir (mal) nas barracas e três largadas e chegadas. Ao final dos três dias, a chegada final, este ano no centro de Villa La Angostura, foi emocionante. Terminei a prova muito bem! Não dá para afirmar se eu faria novamente, mas que deu um gostinho de quero mais, deu!”
Marcelo Miranda

Miranda e uma das paisagens exuberantes do percurso do El Cruce

“Impossível descrever a sensação quando entramos na principal avenida de Villa La Angostura, onde se via, ao final, a linha de chegada. Depois de três dias percorrendo as duras e lindas montanhas da Patagônia, a rua se encontrava tomada de corredores que já haviam completado o desafio e de outros que começariam a saga no dia seguinte. Todos torciam pela nossa chegada e comemoravam nossa conquista como se fosse a deles! A energia era incrível! Foi uma prova inesquecível! Mas conseguir cruzar a linha de chegada de uma corrida desse porte, não é fácil! Envolve muito planejamento, intermináveis treinos de corrida, de fortalecimento e muitas sessões de fisioterapia. Ficava me perguntando, por vezes, se valia a pena tanto esforço. A resposta veio, rapidamente, no primeiro dia de prova. ‘Reparou, a gente não tira o sorriso do rosto!’, me alertou a Cacá (Carolina Mattos, sua esposa que também fez o El Cruce), ao chegarmos no topo de uma das montanhas, tirando qualquer dúvida, porventura ainda existente, se a peleja da preparação havia valido a pena. Só tenho a agradecer a equipe da Saúde Performance, em especial ao Marcos, pela assessoria e constante incentivo, durante todo o período de treinamento. Não poderia deixar de agradecer, também, aos meus amigos que vivenciaram, comigo, essa incrível aventura na Argentina! Foi bom demais curtir com vocês! Bora pra próxima!”
Daniel Mattos